11/06/2012

ORGULHOSAMENTE...VICE CAMPEÕES

   O leitor vai achar estranho ao ler esta crónica, mas ela foi retirada (com a devida vénia) do site do nosso adversário da final http://www.cbviana.com/ .
E porque o fazemos?
Porque TODOS em Viana do Castelo nos receberam com uma simpatia e generosidade difíceis de encontrar. Perdemos a final, porque o adversário foi melhor e nós, apesar de briosos e tudo termos feito para ganhar...não conseguimos. Mas este é o espaço para agradecer e homenagear mais do que o CLUBE DE BASQUETE de Viana...as suas pessoas. E são as pessoas que fazem os clubes! 
Em nome de todos os que estivemos em Viana...O NOSSO MUITO OBRIGADO!   

 Eis a análise do jogo visto pelos olhos dos nossos rivais:

Domingo, 17 de Junho de 2012 às 10:00 no Pavilhão St.ª Maria Maior
CB Viana / SCALA 70 - 63   G.D.R. André Resende
O Clube de Basquete de Viana conquista a Taça Nacional, num encontro emocionante. Apesar da supremacia da nossa equipa, o GD André Resende revelou-se um adversário perigoso, nunca deixando de acreditar que poderia alcançar o título em disputa.  
1º Parcial (17-8)
Como o acontecido no encontro das “meias”, os nossos rapazes revelaram uma atitude defensiva quase imaculada, não permitindo lançamentos fáceis, nem as transições rápidas dos de Évora, que é a sua imagem de marca, abrindo rapidamente uma diferença na ordem dos 6/8 pontos. Esta até poderia ser maior, não fosse a fraca eficácia nos lançamentos de campo.

STATS – 1º parcial
L Campo
Ressaltos
Assistências
Recuperações
Perdas
29%
9
1
11
4

2 º Parcial (18-17)
Este esteve muito igualado, apesar de melhorarmos na eficácia ofensiva, a André Resende também foi sendo mais eficaz, na conclusão das suas jogadas de ataque. Enquanto o CBV privilegiava uma movimentação mais coletiva, o GDAR tentava encontrar posições mais próximas do cesto, aproveitando a qualidade do Alexandre Cuco e do Diogo Ganhão. No final da primeira parte vencíamos de 10 pontos.
STATS – 2º parcial
L Campo
Ressaltos
Assistências
Recuperações
Perdas
37%
10
3
9
4

3 º Parcial (19-23)
Foi o parcial onde o “coração” mais sofreu, pois os rapazes de Évora, entraram com uma garra que colocou em apuros a nossa equipa. Não nos demos bem com o aumento da intensidade defensiva e com as mutações que foram sendo colocadas em prática pelo treinador Luis Francisco, que foram passando pela defesa individual, defesa zonal e “box and one”. Além disso, deixamos de controlar os ressaltos e não fomos tão incisivos na recuperação de bolas nem a fechar as linhas de passe. Estas situações permitiram que o adversário se colocasse a 2 pontos de diferença (40-38). A aproximação teve como responsáveis o tridente Ganhão, Cuco e Orvalho, que foram bem dirigidos pelo Fadista.
Mas, é nestas situações que se vê se temos um grupo de campeões. Felizmente os rapazes provaram que quando é necessário sacrificar-se e lutar, sabem fazê-lo. Como tal, reagimos da melhor forma, finalizando o parcial com seis pontos de vantagem.
STATS – 3º parcial
L Campo
Ressaltos
Assistências
Recuperações
Perdas
50%
2
3
1
5
  
4 º Parcial (16-15)
Neste último parcial, o nosso conjunto foi controlando o jogo e o resultado, respondendo sempre a qualquer aproximação do Grupo Desportivo André Resende. Acabamos por vencer de sete pontos, talvez perante a equipa que mais dificuldade nos colocou ao longo da temporada.
Podemos afirmar que esta final foi um hino ao Basquetebol, um jogo vibrante, um pavilhão repleto da adeptos e a incerteza do resultado até final.
STATS – 4º parcial
L Campo
Ressaltos
Assistências
Recuperações
Perdas
35%
13
1
5
6

O triunfo nesta competição é mérito dos nossos atletas que se dedicaram e treinaram de forma incansável ao longo de toda a temporada, e, da estrutura técnica que sempre acreditou que seria possível alcançar o título. Especial agradecimento aos pais, que sempre nos apoiaram e ajudaram nesta longa caminhada, nomeadamente, os seccionistas. Por outro lado, uma palavra de apreço  à Autarquia e ao nosso patrocinador SCALA.

6 comentários:

Anónimo disse...

eu quero ir ver a final...mas nós não éramos para jogar contra C. Basquet de Viana/Scala ou trocaram?
Seidi

Anónimo disse...

ah peço desculpa.Na FPB está a dizer que vamos jogar contra Terceira-Açores.

Anónimo disse...

a que horas é que temos que estar e aonde?
Seidi

Anónimo disse...

ganhamos,ganhamos,ganhamos,ganhamos X2
Seidi

Anónimo disse...

ganhamos,ganhamos,ganhamos,ganhamos X2
Seidi

Anónimo disse...

ganhamos,ganhamos,ganhamos,ganhamos X2
Seidi